Importação de vinhos: saiba como funciona o processo via modal marítimo

Tempo de Leitura: 3 minutos

A importação de vinhos no Brasil vem alcançando números surpreendentes.

O consumo per capita desse delicioso líquido em nosso país, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers, é de dois litros ao ano, um número baixo se comparado a países como França, Portugal e Itália.

No entanto, entre o ano de 2010 e 2020, os brasileiros dobraram as compras desse produto, alcançando uma parcela entre a população adulta de 36%, índice parecido com o do mercado dos Estados Unidos.

Isso significa grandes oportunidades para empreendedores que atuam nesse segmento e um grande potencial de crescimento na medida em que mais pessoas vão aderindo ao hábito de saborear o vinho.

O modal marítimo é uma excelente opção para realizar a importação de vinhos, assunto que apresentamos na sequência e que pode ajudá-lo a compreender melhor como esse processo funciona! Confira!

Entenda quais são as exigências para a importação de vinhos

A importação de vinhos é sem dúvida, uma grande oportunidade para empreendedores e lojistas, no entanto, existem exigências que precisam ser cumpridas para que o produto entre no Brasil.

O rótulo, por exemplo, precisa apresentar as seguintes informações:

  • nome do vinho,
  • tipo da uva,
  • marca,
  • ingredientes,
  • safra,
  • lote,
  • conservantes,
  • validade,
  • graduação alcoólica,
  • nome e registro do importador.

Além disso, será preciso comprovar que o vinho foi produzido em determinado país, o que significa a necessidade da apresentação do Certificado de Origem (CO).

Também faz parte do processo o pagamento dos tributos incidentes nessa operação, envolvendo: imposto de importação, IPI, PIS, COFINS e ICMS.

Por fim, o frete internacional precisa prever a contratação do seguro internacional e atender às regras estabelecidas pelo Incoterms, abreviatura de “International Commercial Terms”, onde são apresentados os detalhes e exigências com relação aos valores do transporte.

Cuidados logísticos no transporte de vinhos

A importação de vinhos exige cuidados logísticos diferenciados, pois se trata de um produto delicado e que precisa de uma atenção redobrada.

Para garantir a integridade do produto, faz-se necessário o controle da temperatura, pois o vinho é bastante sensível às possíveis oscilações.

Para isso, pode-se optar pelo uso da manta térmica, um produto que equaliza a temperatura no interior de um contêiner.

Outra opção é contratar um contêiner reefer, ou seja, um equipamento de transporte refrigerado que garante a condição de temperatura exigida pelo fabricante e consequentemente a qualidade do vinho.

Outra prioridade desse tipo de logística, envolve os cuidados com o acondicionamento, pois se tratam de produtos embalados em garrafas de vidro, portanto, frágeis e suscetíveis a avarias durante as movimentações.

Quais os benefícios de optar pelo modal marítimo na importação de vinhos?

O modal marítimo é uma excelente opção para a importação de vinhos, pois, além de ser o preferido dos importadores, apresenta vantagens, tais como:

  • valor do frete reduzido,
  • possibilidade de grandes volumes de carga,
  • segurança no transporte,
  • menor impacto ambiental.

É importante também considerar que existe uma alta quantidade de rótulos disponíveis, o que significa, muitas vezes, diversos fornecedores, onde a solução pela carga consolidada pode ser uma ótima opção.

Desse modo, o condicionamento das mercadorias no navio são mais seguras do que nas importações rodoviárias, especialmente nos casos envolvendo negócios com países como Argentina, Chile e Uruguai.

O fato é que para se alcançar sucesso nessa operação é necessário contar com quem entende do assunto.

Esse é o caso da RENTALOG, uma especialista em logística internacional e um agente consolidado na importação de vinhos.

Contar com quem conhece e possui experiência na operação facilita os processos logísticos e burocráticos, além de possibilitar que o foco dos empreendedores esteja voltado a realização de bons negócios, focando na busca de lucratividade e atendendo a um mercado que não para de crescer.

Conheça a RENTALOG e suas soluções. Estamos prontos para avaliar e atender as necessidades do seu negócio!

Fontes:

https://www.gov.br/siscomex/pt-br

https://abs-brasil.com/

https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/negociando-com-o-importador-1/incoterms

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo