Carga consolidada: quando optar e quais suas vantagens?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe o que é carga consolidada e como essa prática pode trazer benefícios para o seu negócio, seja na importação ou exportação de mercadorias?

Os contêineres fazem parte da realidade dos negócios internacionais, onde materiais são acomodados e viajam com segurança, possibilitando que os processos de movimentação nos navios e nos portos ocorram com rapidez e eficiência.

Para se ter uma ideia a esse respeito, dados fornecidos pela Santos Port Authority (SPA), no ano de 2022, informam que somente naquele porto foram movimentados 162,4 milhões de toneladas de materiais.

Entraram e saíram do Porto de Santos mais de 5 milhões de TEUs, onde um TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) equivale a um contêiner de 20 pés.

Durante este conteúdo, apresentaremos a carga consolidada, quando optar por ela e quais as vantagens que oferece para quem realiza negócios internacionais. Continue lendo e saiba detalhes a respeito!

Quando optar pela carga consolidada?

A opção pela carga consolidada pode ser realizada nas seguintes situações:

  • a quantidade de material a ser transportada não ocupa todo o contêiner,
  • os materiais não são frágeis a ponto de sofrerem danos se transportados com outros produtos,
  • obrigatoriamente os produtos não podem ser contaminantes,
  • devem estar enquadrados dentro da legislação dos países de origem e destino.

Se as mercadorias que precisam ser transportadas atendem a esses quesitos, optar por esse modelo pode trazer economia para sua empresa, além de agilizar todo o processo burocrático e de movimentação nos portos.

Portanto, não basta apenas desejar utilizar a carga consolidada ou optar pela simples (aquela onde as mercadorias ocupam com exclusividade um único contêiner), pois é preciso atender as leis e avaliar cada situação.

As vantagens da carga consolidada

Quando se torna possível optar pela carga consolidada, dentre as vantagens da operação, três delas devem ser destacadas:

Redução de custos

A redução de custos ocorre em função do compartilhamento de um mesmo contêiner para mais de uma nota ou operação.

Essa ação permite um melhor aproveitamento de espaço, onde o custo de um contêiner passa a ser dividido pelo total de usuários e não apenas por uma empresa.

Essa redução de custos é possível em função da facilidade que esse sistema oferece em termos operacionais, porque contribui com a redução do número de pessoas envolvidas no processo e na agilidade nas operações.

Redução do número de maquinário

A carga consolidada, como vimos, possibilita um melhor aproveitamento dos espaços, consequentemente, nota-se uma redução no número de máquinas e equipamentos utilizados nos processos de movimentação.

Mais uma vez, obtém-se a redução dos custos operacionais que acaba refletindo no valor dos fretes.

Maior controle de movimentação

Por fim, todo o processo burocrático e de controle é facilitado, afinal, é muito mais fácil manusear um único equipamento com mercadorias de diversos processos de exportação ou importação do que cada um deles acondicionados em espaços individuais.

Os controles passam a ser realizados com mais facilidades, bem como o armazenamento dos contêineres durante o tempo de transporte. Além disso, a liberação por parte da alfândega torna-se mais simples.

Como se observa, optar pela carga consolidada é uma excelente ideia, desde que os requisitos para isso sejam atendidos.

Agora que você conhece mais sobre o assunto, porém, ainda possui dúvidas a respeito ou então deseja fazer uma cotação sobre esse modelo, entre em contato com a Rentalog Logistics e apresente a sua demanda. Estamos prontos para esclarecer detalhes e apresentar a melhor opção para as suas necessidades!

Fontes:

https://www.portodesantos.com.br/

http://www.investexportbrasil.gov.br/portal-unico-de-comercio-exterior

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo