Descubra como funciona a importação de carga consolidada

Tempo de Leitura: 3 minutos

A importação de carga consolidada é uma maneira inteligente, econômica e ágil de trazer produtos do exterior.

Independente do modal utilizado, a adoção desse modelo é o ideal para empresas que têm a necessidade de trazer produtos do exterior, dividindo com outros importadores os custos de transporte, desde que o destino dos materiais seja para o mesmo aeroporto ou porto.

Os resultados da Balança Comercial Brasileira de 2022 apresentaram o valor de US$ 272,7 bilhões em importações durante todo o ano.

Isso significa que mesmo que tenhamos alcançado um superávit de US$ 62,3 bilhões, os produtos vindos de outros países continuam sendo bem recebidos pelas indústrias e consumidores brasileiros.

Neste post, apresentaremos detalhes de como funciona a importação de carga consolidada e o quanto essa ação é favorável para empreendedores que desejam economizar nos fretes sem perder a qualidade dos serviços. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Os principais desafios logísticos para as cargas consolidadas

Diferente da carga simples, onde um contêiner é exclusivo para a realização do transporte de mercadorias de um único fornecedor para um único destino, na consolidada é possível reunir diversos produtos que passam a dividir esses espaços.

Isso significa que se torna perfeitamente possível partilhar um contêiner entre dois ou mais importadores, um modelo muito interessante para empresas que não possuem um alto volume de mercadorias a serem transportadas.

Os maiores desafios desse tipo de transporte diz respeito aos cuidados que precisam ser tomados com relação aos produtos a serem transportados.

Alguns produtos não podem ser colocados próximos de outros por falta de compatibilidade, como, por exemplo:

  • alimentos,
  • produtos químicos,
  • medicamentos.

Outro detalhe é avaliar se a empresa contratada para a realização da consolidação possui embarques frequentes.

Em caso negativo, podem ocorrer atrasos, situação que pode comprometer a estratégia desenvolvida por sua empresa.

Por fim, outro desafio está em contar com uma empresa de logística que garanta suporte na origem, garantindo:

  • consolidação das cargas,
  • organização física dos materiais,
  • documentações.

Descubra como funciona a importação de uma carga consolidada

A importação da carga consolidada apresenta vantagens, pois permite realizar negócios envolvendo quantidades menores e garante uma excelente qualidade logística na operação.

Esse modelo possibilita que os custos de um contêiner sejam divididos entre vários interessados, colaborando ainda para a redução dos processos burocráticos, pois as exigências são facilitadas.

Basicamente, existem dois modelos de importação de carga consolidada:

Importação aérea

A importação aérea é o modal preferido dos empreendedores que precisam de agilidade no transporte, uma exigência de produtos perecíveis, por exemplo.

Esse modelo permite, como já vimos, a remessa de vários pedidos consolidados, desde que todos tenham o mesmo aeroporto como destino.

Importação marítima

O modal marítimo, por sua vez, oferece as mesmas condições, desde que os produtos tenham por destino o mesmo porto, no entanto, exige do importador um planejamento mais apurado, pois as viagens são longas e demoradas.

Portanto, é uma excelente opção para empresas que trabalham com programações de compras e podem aguardar a chegada das mercadorias.

RENTALOG: especialista em carga consolidada!

A RENTALOG é uma empresa especialista em carga consolidada, oferecendo tranquilidade e excelentes resultados a seus clientes desde 2012.

Cumprindo todos os requisitos e exigências do Programa OEA (Operador Econômico Autorizado), a empresa é considerada pela Receita Federal do Brasil como um operador de baixo risco e confiável, portanto, gozando dos benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira.

Com isso, a RENTALOG oferece nos projetos envolvendo a consolidação de cargas:

  • qualidade e excelência em serviços,
  • foco no cliente e parceiros,
  • respeito pelas pessoas,
  • integridade,
  • comprometimento.

Agora que você conhece mais sobre a importação de carga consolidada, entre em contato com a RENTALOG e solicite uma cotação. Estamos prontos para conhecer a demanda do seu negócio e oferecer o que existe de melhor em logística internacional!

Fontes:

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/confira-o-resultado-da-balanca-comercial-brasileira-de-2022
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo