Exportação de peças e equipamentos industriais: tudo o que você precisa saber

Tempo de Leitura: 2 minutos

A exportação de peças e equipamentos industriais são fundamentais para o sucesso econômico de qualquer país.

Um país industrializado possui uma economia mais equilibrada, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação.

Para se ter ideia, no ano de 2022, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria representou 23,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país, índice que acaba se refletindo nos seguintes resultados:

  • 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços,
  • 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento,
  • 37,9% da arrecadação de tributos federais (exceto receitas previdenciárias),
  • 25,3% da arrecadação previdenciária.

Como se observa, a exportação do segmento industrial colabora efetivamente com a produção, geração de empregos e na massa salarial brasileira.

Neste post, apresentaremos detalhes da exportação de peças e equipamentos industriais. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O mercado exportador de peças e equipamentos industriais 

Discute-se muito se o Brasil é um país industrializado ou não, mas o fato é que os números apresentados anteriormente mostram o quão importante é ter investimentos nessa área.

Felizmente, vivemos um momento de alta nesse setor no que se refere às exportações, quando os dados que apresentamos a seguir, elaborados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), demonstram que em 2022 crescemos em todos os aspectos se comparados ao ano anterior.

Alta no setor

De acordo com a Abimaq, o crescimento das exportações nesse segmento, no ano de 2022, foi de 23% quando comparado a 2021.

Foram mais de US$ 12,2 bilhões em vendas, quando foi registrado também um crescimento na quantidade de bens exportados.

Peças e equipamentos industriais mais exportados

Avaliando os dados da Abimaq referente às exportações de peças e equipamentos industriais em 2022, o destaque fica por conta dos fabricantes de máquinas para logística e construção civil, que representaram 30% do total das vendas ao exterior desse setor naquele referido ano.

Outra área que trouxe grandes resultados para o Brasil foi a dos fabricantes de equipamentos para extração de petróleo, atingindo um crescimento nas exportações de 143% e representando 9,3% do total dos negócios realizados no ano.

Parceiros comerciais do Brasil

Um detalhe importante que chama a atenção é que nossos melhores compradores são os países do continente americano, especialmente no que se refere aos impactos gerados na economia brasileira.

Por ordem de importância, nossos melhores parceiros na atualidade, com relação à aquisição de peças e equipamentos industriais, são os seguintes:

Descubra como exportar peças e equipamentos industriais com a RENTALOG

A RENTALOG é especialista na exportação de peças e equipamentos industriais, colaborando para o sucesso de muitas empresas brasileiras que encontraram no mercado internacional uma maneira de alavancar os seus negócios.

Para se ter sucesso nessa operação, alguns cuidados precisam ser observados, tais como:

  • estar habilitada no Portal Siscomex,
  • conhecer as exigências legais do país na qual se deseja exportar,
  • providenciar os documentos exigidos,
  • avaliar os possíveis incentivos fiscais,
  • atentar para a armazenagem e transporte de qualidade,
  • contar com especialistas para que todo o processo ocorra com segurança.

Por isso, a RENTALOG desenvolve suas atividades oferecendo soluções de alta qualidade nas exportações aéreas como também nas marítimas, onde para cada caso é importante um estudo e avaliações, visando atender a demanda e as necessidades de cada projeto.

Agora que você conhece mais a respeito da exportação de peças e equipamentos industriais, faça uma cotação conosco e saiba de que maneira podemos atender a sua demanda e oferecer as melhores soluções quando o assunto envolve a logística internacional!

Fontes:

https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/

https://www.abimaq.org.br/

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo