Importação e exportação para Argentina: conheça os produtos com mais potencial em 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

A importação e exportação para Argentina continua trazendo excelentes resultados para os empreendedores.

Seja para aqueles que trazem produtos tradicionalmente reconhecidos pela sua qualidade, que são muito bem vistos pela sociedade brasileira, ou pelas nossas frutas que fazem grande sucesso entre os argentinos.

Tradicionalmente, a Argentina sempre esteve entre os 3 países que mais fazem negócios com o Brasil, daí então a importância desse mercado.

No ano de 2022, nosso país fechou com um saldo positivo de US$ 2,2 bilhões na balança comercial com nossos vizinhos, porém, esses números devem crescer a partir da reaproximação entre os governos, quando operações envolvendo financiamentos e cartas de crédito serão facilitadas através do Banco do Brasil.

Neste post, apresentaremos os produtos com maior potencial para importação e exportação para Argentina. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Melhores produtos para trabalhar com importação e exportação para Argentina

A partir das avaliações realizadas pela equipe de profissionais da RENTALOG, apresentamos na sequência os melhores produtos e as grandes oportunidades que surgem como excelentes opções de importação e exportação para Argentina em 2023:

Produtos para exportar para a Argentina

Existem duas ótimas oportunidades de exportações para a Argentina:

  • avocado,
  • maçã.

O avocado é uma fruta da família dos abacates, considerado um superalimento pelos nutricionistas e que vem conquistando espaço no mercado mundial.

Nossos vizinhos vêm adquirindo o avocado brasileiro desde maio de 2019 e as possibilidades de aumento nas exportações são crescentes.

A maçã brasileira também ganha espaço no mercado argentino e torna-se um ótimo negócio para os produtores e exportadores do nosso país.

Nessas duas situações, o planejamento logístico é essencial, pois se tratam de produtos perecíveis.

Produtos para importar da Argentina

No que se refere a importação, também dois produtos são destaques nesse trabalho de pesquisa e avaliação realizado pela RENTALOG.

O delicioso vinho argentino é um deles, uma vez que possui uma excelente aceitação no mercado brasileiro e faz parte da preferência de consumo de milhares de pessoas.

Esse produto, além de oferecer qualidade, possui um bom preço e torna-se acessível a seus apreciadores.

O azeite acompanha essa mesma tendência e ganha cada vez mais prestígio na cozinha brasileira, uma vez que agrada ao paladar dos nossos consumidores.

Como vender e comprar da Argentina?

Vender e comprar da Argentina é um processo que exige organização e a participação de profissionais que possam colaborar tanto no aspecto burocrático como também nas operações logísticas.

O melhor caminho para essa operação é a utilização do transporte marítimo, apesar de existirem opções rodoviárias disponíveis.

O Governo Argentino vem trabalhando na liberação de uma nova rota de entrada de navios ao Rio da Prata e da hidrovia Paraná-Paraguai, locais por onde passam 75% do comércio exterior do país.

Esses investimentos irão agilizar o transporte e diminuir a dependência que existe hoje com relação à passagem de embarcações por águas uruguaias, situação que exige o pagamento de tributos e processos burocráticos.

Trata-se, portanto, da dragagem do Canal Magdalena que corre paralelo à cidade de Buenos Aires.

Conte com a RENTALOG!

Diante desses dados e das possibilidades apresentadas, é muito interessante aproveitar o bom momento para o desenvolvimento de negócios com nossos vizinhos, afinal, as circunstâncias favorecem essa aproximação.

Para não correr riscos e ter a certeza que todos os processos que envolvem a importação ou exportação de produtos irá ocorrer com perfeição e dentro do melhor custo-benefício, conte com a RENTALOG.

Além de ser um Operador Econômico Autorizado (OEA), portanto, um parceiro estratégico da Receita Federal, a empresa desde o ano de 2012 colabora com o sucesso de muitos clientes que confiam em sua expertise para garantir o sucesso das operações logísticas.

Conte com a RENTALOG para desenvolver o planejamento voltado a importação e exportação para Argentina. 

Acesse nosso site, conheça nossa estrutura e faça contato para saber mais a esse respeito!

Fontes:

  • https://dclogisticsbrasil.com/avocado-e-o-comercio-exterior/
  • https://ibsolutions.com.br/negociando-com-o-mercado-argentino/
  • https://www.komport.com.br/como-importar-vinhos-para-o-brasil/
  • https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/registro/cgc_mapa/importadores/Importador_Azeite_Oliva
  • https://www.fazcomex.com.br/comexstat/america-do-sul/importacao-argentina/
  • https://dialogochino.net/pt-br/infraestrutura-pt-br/58566-argentina-avanca-com-nova-rota-maritima-para-o-comercio-exterior/

Últimas Postagens

WCA: saiba mais sobre a maior rede de agentes de cargas independentes

Tempo de Leitura: 3 minutosSe sua empresa realiza negócios internacionais, é essencial contar com uma rede de apoio logístico confiável. Nesse contexto, conhecer a WCA pode fazer toda a diferença.

Embora o mundo esteja cada vez mais globalizado, as operações de importação e exportação continuam exigindo atenção a detalhes críticos. Isso inclui o cumprimento rigoroso de processos burocráticos e das legislações dos países envolvidos, além da gestão eficiente na movimentação e transporte de materiais.

Com a WCA, sua empresa pode contar com uma rede de especialistas capaz de oferecer suporte completo para superar os desafios logísticos internacionais.

Para se ter ideia dessa movimentação, a corrente de comércio brasileira (soma das exportações e importações) entre janeiro e novembro de 2024 ficou em US$ 554,7 bilhões, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

O Brasil deverá fechar o ano como a 8ª maior economia do mundo e de acordo com um artigo publicado pela BBC News, nosso país é o 6º colocado dentre os países do G20 que mais cresceram neste ano.

Todos esses números fortalecem a busca por uma rede de agentes de cargas que possam contribuir para os negócios de sua empresa, por isso, vale a pena conhecer mais sobre a WCA. Continue a leitura e confira detalhes a respeito!

O que é WCA?
A WCAworld foi fundada em 1998 como a primeira rede mundial não exclusiva envolvendo agentes de cargas independentes que atuam em 195 países.

Fazem parte dessa rede 12.419 escritórios especializados em logística, apoiando e contribuindo para que os clientes desses agentes possam ter toda a segurança e eficiência nos processos envolvendo o mercado internacional.

As empresas associadas a essa rede contam com o apoio local de profissionais capacitados e prontos para colaborar no sucesso das operações.

Isso significa que quando o seu empreendimento contrata uma empresa membro da WCA para administrar e organizar suas operações logísticas internacionais, está amparado por uma rede de apoio mundial, portanto, tudo se torna mais fácil e seguro.

Além disso, a expertise de seus membros contribui para o desenvolvimento de novas soluções, enfrentando os desafios e buscando por oportunidades que melhorem os resultados nos processos envolvendo o transporte de cargas internacionais.

LEIA SOBRE »

Procura por azeites e vinhos importados cresce no Brasil

Tempo de Leitura: 2 minutosTanto os azeites como os vinhos importados fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.

O óleo de oliva, como também é conhecido, oportuniza um sabor diferenciado nos alimentos e os vinhos servem como acompanhamento das refeições, bem como para momentos agradáveis de relaxamento e prazer.

Fato é que o Brasil se tornou um importante mercado mundial para esses produtos, onde empreendedores têm conseguido alcançar grandes resultados nos processos de importação, atendendo a uma demanda que não para de crescer.

Esses dois produtos estão associados ao bom gosto, requinte e paladar refinado, possuindo ainda substâncias que fazem bem à saúde, melhorando as funções metabólicas e evitando os riscos de trombose arterial e infarto.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre o sucesso dos azeites e vinhos importados no Brasil. Continue a leitura e confira!

LEIA SOBRE »

Tiles: mercado e previsões para 2025

Tempo de Leitura: 2 minutosO mercado global de revestimentos cerâmicos, conhecido como “tiles”, está em ascensão, e o Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário internacional. Segundo a Anfacer, o Brasil é o 3º maior produtor e consumidor e o 6º maior exportador de revestimentos cerâmicos. Em 2024, o setor registrou crescimento significativo: produção de 403,5 milhões de m² no primeiro semestre (+7,9%) e vendas de 399,6 milhões de m² (+5,7%), com exportações atingindo 42,7 milhões de m².

A qualidade, a diversidade e o foco em sustentabilidade destacam a cerâmica brasileira no mercado externo, com exportações para mais de 110 países, incluindo Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Inovações como revestimentos antibacterianos e autolimpantes também abrem novas oportunidades em mercados como Oriente Médio e Europa.

Perspectivas para 2025 indicam a continuidade do crescimento, com foco em produtos sustentáveis e personalizados, enquanto o mercado global de tiles deve crescer a uma taxa média anual de 5%.

LEIA SOBRE »

Outras Postagens

Pular para o conteúdo