Limão brasileiro: o mercado e os desafios na exportação

Tempo de Leitura: 2 minutos

O limão brasileiro é apreciado em todo o mundo, talvez pela ligação que essa fruta tenha com a nossa famosa “caipirinha” ou em função dos doces onde ele é utilizado.

Fato é que o Brasil no ano de 2023 bateu novo recorde nas exportações de frutas, conquistando um acréscimo em vendas de 26,73% quando comparado com os resultados do ano anterior.

O faturamento ultrapassou os US$ 1,2 bilhão e o volume de 1,06 milhão de toneladas.

Com relação ao limão, estatisticamente associado à lima, no ano de 2023 esses dois produtos alcançaram vendas internacionais de 166,6 mil toneladas, representando em termos de faturamento US$ 172,34 milhões.

Neste post, apresentaremos detalhes do mercado e desafios na exportação do limão brasileiro. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Conheça o mercado de exportação do limão brasileiro

O Brasil é um dos principais produtores de limões do mundo, com destaque para os cultivos realizados nos estados de:

  • São Paulo,
  • Bahia,
  • Minas Gerais.

O limão brasileiro faz muito sucesso no exterior, onde dois tipos deles ganham destaque.

Também conhecido como galego, o taiti possui uma coloração verde brilhante e é usado principalmente em coquetéis, na culinária, fabricação de sucos e como matéria-prima de produtos de beleza.

Outro grande sucesso no mercado internacional é o limão siciliano, possuindo a casca na cor amarela, ele é muito utilizado nas confeitarias e também na preparação de pratos salgados.

Quais países importam o limão brasileiro

O sucesso das exportações do limão brasileiro se dá em função do trabalho que vem sendo realizado para diversificar o mercado consumidor internacional.

Tanto a Associação Internacional de Produtos Frescos (IFPA) como a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) vem desenvolvendo ações para a abertura de novos mercados.

Além do Chile, onde já iniciamos as operações de vendas, outros 8 países estão em negociação para importarem nossos produtos.

Atualmente, nossos principais clientes internacionais para essa fruta são:

  • Estados Unidos,
  • Reino Unido,
  • Países Baixos,
  • Alemanha,
  • Canadá,
  • Japão,
  • Coreia do Sul.

O modal marítimo é o principal meio de transporte utilizado para a realização do transporte do limão brasileiro, contribuindo para que nossos preços sejam competitivos e garantindo qualidade e segurança logística na operação.

Principais desafios na exportação do fruto

Assim como ocorre com todas as frutas destinadas à exportação, o limão brasileiro enfrenta as regulamentações fitossanitárias e as exigências na qualificação dos produtos comercializados no mercado exterior.

Os cuidados para com esses assuntos são fundamentais para que os resultados sejam alcançados.

Para isso, é preciso atenção com relação às exigências legais do Codex Alimentarius, bem como com as normas:

  • ISO – International Standardization Organization,
  • IAF – International Accreditation Fórum,
  • IAAC – International Accreditation Cooperation,
  • IFOAM – International Federation of Organic Agriculture Movement,
  • IOBC – International Organization for Biological Control of Noxious Animals and Plants.

Além disso, as variações na produção e o mercado internacional acabam influenciando nos preços, no entanto, existe uma demanda crescente por produtos cítricos frescos em todo o mundo.

A partir dos cuidados necessários, o desenvolvimento de um bom planejamento e a assertividade na escolha do parceiro logístico para as exportações, os negócios envolvendo o limão brasileiro trazem grandes resultados.

Conheça a RENTALOG e conte com nossa experiência logística para ter sucesso nas exportações, afinal, além de sermos um Operador Econômico Autorizado (OEA), atuamos no mercado desde 2012 oferecendo qualidade, rapidez e transparência nas operações!

Fontes:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br

https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas

https://globorural.globo.com/

https://abrafrutas.org/

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo