Entenda tudo sobre o container reefer

Tempo de Leitura: 3 minutos

O container reefer é a solução ideal para quem precisa fazer transportes de mercadorias perecíveis para locais distantes, portanto, uma opção indispensável na logística que envolve o mercado exterior.

Esses equipamentos possuem toda uma estrutura especialmente desenvolvida para suportar longas viagens e manter os produtos acondicionados em seu interior em perfeitas condições de consumo.

Isso significa manter os produtos refrigerados a temperaturas entre – 25 °C e 25 °C, de acordo com as necessidades específicas de cada mercadoria.

Portanto, é a solução ideal para cargas congeladas e resfriadas, envolvendo o transporte de:

  • carne de aves,
  • carne bovina,
  • carne suína,
  • sucos concentrados,
  • frutas frescas,
  • vinhos,
  • chocolates,
  • peixes e frutos do mar,
  • produtos farmacêuticos, etc.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre o container reefer. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Para qual tipo de carga o container reefer é indicado?

Como vimos, o container reefer é indicado para todo tipo de carga que necessite de um ambiente refrigerado ou congelado, onde a temperatura seja mantida por toda a viagem.

O Brasil é um dos maiores usuários do mundo para esse tipo de equipamento, pois somos líderes mundiais na exportação de muitos produtos perecíveis.

Para se ter ideia sobre a necessidade na manutenção da temperatura, um navio cargueiro leva em média 40 dias para realizar uma viagem entre o Brasil e a China.

Para a Europa, esse tempo cai pela metade, enquanto que para os Estados Unidos são necessários em média 15 dias para a realização da viagem.

Diante dessa realidade, é preciso que os produtos sejam protegidos, evitando que se deteriorem e garantindo que estarão em perfeitas condições de consumo quando chegarem aos seus locais de destino.

Conheça um pouco mais sobre a estrutura e funcionamento do container reefer

Existem dois tipos de container reefer, os que possuem 20 pés, medindo 6,058 metros de comprimento x 2,45 metros de largura x 2,60 metros de altura E os de 40 pés que, por sua vez, medem 12,20 metros de comprimento, 2,45 metros de largura e 2,90 metros de altura.

O funcionamento desse equipamento se dá a partir de um sistema especial instalado na parte frontal do container e do lado contrário ao da porta. 

Esse sistema é formado por:

  • compressor,
  • condensador,
  • controlador externo,
  • dispositivo de expansão,
  • entrada de ar,
  • evaporador.

Todos esses equipamentos permitem que o ambiente possa ser refrigerado ou aquecido, atendendo as necessidades específicas das cargas.

Perspectivas para o mercado reefer em 2024

O crescimento pela procura do container reefer é bastante significativo em função do aumento das rotas comerciais e do crescimento no consumo de produtos perecíveis.

Mudanças regulatórias foram observadas no mercado, quando exigências rigorosas vem sendo implementadas, como:

Isso significa dizer que mudanças tecnológicas vêm sendo implementadas no container reefer, quando já se pode constatar a integração de sistemas de rastreamento GPS, a melhora na eficiência energética e o monitoramento remoto da temperatura.

Dados oficiais apresentados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) demonstram que, no primeiro semestre de 2023, a movimentação dos portos brasileiros apresentou um recorde histórico para esse período.

Foram 616 milhões de toneladas movimentadas, representando um acréscimo de 6,38% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para 2024, está sendo previsto um crescimento econômico para o Brasil de 1,59%, conforme dados apresentados pelo Banco Central, portanto, os reflexos serão também perceptíveis na demanda por cargas refrigeradas.

Agora que você sabe mais sobre o container reefer, conheça a RENTALOG, uma empresa especializada no assunto que desde 2012 oferece os seus serviços às empresas de todo o Brasil que necessitam de apoio nas operações logísticas internacionais. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura!

Fontes:

https://www.gov.br/antaq/pt-br

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-01/mercado-eleva-para-159-projecao-de-expansao-da-economia-em-2024

https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior

https://www.bcb.gov.br/

Posts Recentes

Outras Postagens

Pular para o conteúdo