O container reefer é a solução ideal para quem precisa fazer transportes de mercadorias perecíveis para locais distantes, portanto, uma opção indispensável na logística que envolve o mercado exterior.
Esses equipamentos possuem toda uma estrutura especialmente desenvolvida para suportar longas viagens e manter os produtos acondicionados em seu interior em perfeitas condições de consumo.
Isso significa manter os produtos refrigerados a temperaturas entre – 25 °C e 25 °C, de acordo com as necessidades específicas de cada mercadoria.
Portanto, é a solução ideal para cargas congeladas e resfriadas, envolvendo o transporte de:
- carne de aves,
- carne bovina,
- carne suína,
- sucos concentrados,
- frutas frescas,
- vinhos,
- chocolates,
- peixes e frutos do mar,
- produtos farmacêuticos, etc.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre o container reefer. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Para qual tipo de carga o container reefer é indicado?
Como vimos, o container reefer é indicado para todo tipo de carga que necessite de um ambiente refrigerado ou congelado, onde a temperatura seja mantida por toda a viagem.
O Brasil é um dos maiores usuários do mundo para esse tipo de equipamento, pois somos líderes mundiais na exportação de muitos produtos perecíveis.
Para se ter ideia sobre a necessidade na manutenção da temperatura, um navio cargueiro leva em média 40 dias para realizar uma viagem entre o Brasil e a China.
Para a Europa, esse tempo cai pela metade, enquanto que para os Estados Unidos são necessários em média 15 dias para a realização da viagem.
Diante dessa realidade, é preciso que os produtos sejam protegidos, evitando que se deteriorem e garantindo que estarão em perfeitas condições de consumo quando chegarem aos seus locais de destino.
Conheça um pouco mais sobre a estrutura e funcionamento do container reefer
Existem dois tipos de container reefer, os que possuem 20 pés, medindo 6,058 metros de comprimento x 2,45 metros de largura x 2,60 metros de altura E os de 40 pés que, por sua vez, medem 12,20 metros de comprimento, 2,45 metros de largura e 2,90 metros de altura.
O funcionamento desse equipamento se dá a partir de um sistema especial instalado na parte frontal do container e do lado contrário ao da porta.
Esse sistema é formado por:
- compressor,
- condensador,
- controlador externo,
- dispositivo de expansão,
- entrada de ar,
- evaporador.
Todos esses equipamentos permitem que o ambiente possa ser refrigerado ou aquecido, atendendo as necessidades específicas das cargas.
Perspectivas para o mercado reefer em 2024
O crescimento pela procura do container reefer é bastante significativo em função do aumento das rotas comerciais e do crescimento no consumo de produtos perecíveis.
Mudanças regulatórias foram observadas no mercado, quando exigências rigorosas vem sendo implementadas, como:
- controle de temperatura,
- padrões de segurança alimentar,
- regulamentos ambientais.
Isso significa dizer que mudanças tecnológicas vêm sendo implementadas no container reefer, quando já se pode constatar a integração de sistemas de rastreamento GPS, a melhora na eficiência energética e o monitoramento remoto da temperatura.
Dados oficiais apresentados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) demonstram que, no primeiro semestre de 2023, a movimentação dos portos brasileiros apresentou um recorde histórico para esse período.
Foram 616 milhões de toneladas movimentadas, representando um acréscimo de 6,38% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para 2024, está sendo previsto um crescimento econômico para o Brasil de 1,59%, conforme dados apresentados pelo Banco Central, portanto, os reflexos serão também perceptíveis na demanda por cargas refrigeradas.
Agora que você sabe mais sobre o container reefer, conheça a RENTALOG, uma empresa especializada no assunto que desde 2012 oferece os seus serviços às empresas de todo o Brasil que necessitam de apoio nas operações logísticas internacionais. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura!
Fontes:
https://www.gov.br/antaq/pt-br