O transporte de produtos refrigerados, sempre foi um desafio para as empresas que dependem de estruturas especiais e de compartimentos adequados para manter a conservação e a integridade de seus conteúdos.
O transporte de cargas reefer é a melhor alternativa para atender a essas necessidades. Além das indústrias alimentícia e farmacêutica sua aplicação se estende para a construção civil, o transporte de plantas, flores e eletrônicos.
Nesse conteúdo, vamos mostrar as vantagens e diferenciais dos containers refrigerados na logística e armazenagem.
Você sabe o que é um container refrigerado?
Um container refrigerado ou reefer tem o mesmo formato e design do que um equipamento convencional de carga. O que o diferencia dos demais é justamente o revestimento térmico e uma unidade de refrigeração especial que será responsável por manter a temperatura interna do compartimento. Geralmente, são fabricados em aço corten, porém, há modelos revestidos de aço inox ou duralumínio, indicados para determinados tipos de materiais e produtos a serem conservados.
As dimensões seguem basicamente o mesmo padrão de um convencional, podendo variar entre 20 e 40 pés de altura, e com modelos High Clube ou Standard. Por dentro de um container refrigerado, a circulação de ar frio é constante e pode ser controlada por um medido com capacidade térmica de -25º até 25º C, independente da temperatura externa. Internamente é moldado no formato da letra “T”, o que permite que o ar transite por baixo da carga, aumentando, assim, a eficiência da conservação.
Na prática, o funcionamento da refrigeração em um container se dá por um sistema especial, que, em geral, fica acoplado na parte frontal do equipamento, do lado oposto da porta. Ali, fica um compressor, um condensador, um controlador externo, um dispositivo de expansão, uma entrada de ar e um evaporador, permitindo tanto refrigerar como aquecer, caso alguma carga específica necessite de temperaturas superiores, como ocorre com alguns tipos de bebidas e farmacêuticos.
O container reefer mantém um fluxo constante de ar interno, mesmo que esteja completamente cheio, com linhas vermelhas que indicam o limite máximo de carga, que também funciona como um controle para que essa circulação ocorra de forma eficiente e permita refrigerar todos os produtos por igual.
Quais as principais vantagens do armazenamento em container reefer?
Entre as principais vantagens, vale destacar a sua capacidade térmica e nivelada. O container reefer permite manter a temperatura interna por horas ou dias, mesmo que o equipamento se locomova por diferentes regiões e climas externos, pois foram desenvolvidos para refrigerar com uma potência adequada e suficiente para garantir uma troca de ar ideal em seu interior. Garantindo assim uma condição perfeita que aquele produto precisa para ser transportado ou armazenado.
Essas vantagens fizeram com que o transporte de cargas reefer se tornasse uma alternativa mais versátil e econômica otimizando as operações logísticas das transportadoras e armazéns, em especial, durante as demandas sazonais.
Conheça alguns produtos e indústrias que podem usufruir das vantagens de um container reefer:
- produtos perecíveis;
- carnes, aves e derivados;
- peixes e frutos do mar;
- frutas e verduras;
- produtos lácteos;
- bebidas naturais;
- alimentos frescos;
- produtos farmacêuticos e químicos;
- eletrônicos;
- plantas e flores;
- chocolates e sorvetes;
- gelo;
- hospitais e construção civil.
Na atual crise humanitária, hospitais e governos recorreram aos containers refrigerados como alternativa para solucionar os problemas. Esses mesmos equipamentos também se tornaram tendência na área de construção e habitação. Cada vez mais, projetos arquitetônicos utilizam os espaços internos dos containers para moradias modernas, práticas e sustentáveis atendendo assim a diferentes nichos de mercado.
A Rentalog, realiza o carregamento e armazenagem dos mais variados tipos de cargas reefer, garantindo que os seus produtos cheguem ao destino com o máximo de qualidade e integridade.