A importação de pneus é um processo complexo e demanda a escolha da melhor modalidade em termos de custo-benefício e eficiência. Nesse sentido, o modal marítimo ganha destaque.
Segundo publicação do Diário do Comércio, a importação desses produtos está em pleno crescimento. Dados de 2023 apresentavam um aumento de 40% comparado ao ano anterior, totalizando 25,6 milhões de pneus importados no Brasil.
Ao realizar esse tipo de operação, a escolha do melhor modal é um ponto crucial para o sucesso da importação, uma vez que essa decisão impacta o custo do processo, a segurança das cargas e até mesmo o meio ambiente.
Por esse motivo, neste conteúdo, explicamos como o modal marítimo pode beneficiar a importação de pneus. Acompanhe o post!
4 motivos para optar pelo modal marítimo na importação de pneus
Frente aos dados positivos desse mercado, já está comprovado que vale a pena investir na importação de pneus.
No entanto, para fazer um bom investimento, é preciso considerar diversos fatores e selecionar o modal certo. A seguir, confira alguns motivos pelos quais você deve optar pelo modal marítimo:
Custo-benefício
O custo-benefício é um dos fatores decisivos para qualquer decisão tomada por uma empresa e no caso da importação de pneus não seria diferente.
Desse modo, o modal marítimo se destaca nesse contexto, pois permite transportar um grande volume de produtos de uma só vez, tornando-se uma opção mais econômica.
Esse é um elemento especialmente importante no caso de produtos como esse, que apresentam volume e peso elevados. Assim, um modal capaz de transportar grandes pedidos de uma só vez se torna muito mais vantajoso.
Segurança no transporte
O modal marítimo também se destaca na importação de produtos variados por consistir em uma alternativa altamente segura.
Uma das medidas adotadas para proteger as cargas é a unitização, que reúne volumes fracionados e mantém as mercadorias imóveis durante todo o transporte, reduzindo riscos e conferindo segurança a todo o trajeto.
Além disso, cabe lembrar que há uma série de medidas a serem adotadas ao longo desse processo, como aquelas que estão estabelecidas na Portaria INMETRO nº 301/2011, a qual estipula as condições de certificação e segurança dos pneus importados.
Capacidade e flexibilidade
Outra vantagem de adotar esse modal na importação de pneus é a grande capacidade dos navios responsáveis pelo processo, os quais podem transportar grandes volumes dos mais diversos produtos.
Além disso, há uma grande flexibilidade na entrega dessas cargas aos mais variados destinos ao redor do mundo.
Redução de impacto ambiental
O quarto motivo pelo qual vale a pena optar pelo modal marítimo é o seu caráter sustentável, que se destaca quando comparado a outros modais.
Nos navios, há uma maior eficiência no consumo de combustível e uma redução significativa nas emissões de carbono, o que significa que os impactos ambientais produzidos são muito menores.
Nesse sentido, para empresas que estão buscando implementar práticas de ESG, essa é uma medida bastante vantajosa.
Além de tudo isso, também vale lembrar que há muitas vantagens em negociar grandes volumes de container por embarque, alcançando tarifas mais competitivas.
Com a RENTALOG, você centraliza o seu volume de container e tem acesso a preços mais competitivos, além de receber suas cargas com segurança e eficiência.
Que tal saber mais sobre esses serviços? Entre em contato e faça a sua importação de pneus com a RENTALOG!
Fontes:
https://www.allink.com.br/pt/blog/por-que-utilizar-o-modal-maritimo-no-transporte-de-cargas https://fastshipping.com.br/como-importar-pneus/
https://conexos.com.br/importacao-de-pecas-automotivas/
https://diariodocomercio.com.br/economia/importacao-de-pneus-cresce-no-primeiro-semestre-mesmo-com-retorno-de-aliquota/#gref