Exportações de café brasileiro batem recorde no primeiro semestre de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os números do café brasileiro, quando o assunto gira em torno das exportações, são de fazer inveja a qualquer país do mundo.

Nosso país bateu o recorde na remessa desse produto para o exterior, tanto ao nível de volume como de receita.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), esse resultado ocorreu em função da menor disponibilidade na produção de outros países, quando nossos produtos tomaram o espaço deixado pela Indonésia e Vietnã.

Somos o maior produtor mundial de café, com destaque para o tipo “arábica”, quando detemos 40% da produção de todo o planeta.

Deseja saber mais sobre as exportações do café brasileiro? Continue a leitura e saiba o que está acontecendo nesse mercado!

O ano-safra 2023/2024 somou 43,7 milhões de sacas exportadas de café brasileiro

Nosso país exportou, no ano-safra 2023/2024, o impressionante número de 43,7 milhões de sacas de 60 quilos do café brasileiro.

Isso significa um crescimento de 32,7% se comparado à safra passada.

Em termos de valores, o aumento foi de 20,7%, quando a receita chegou a US$ 9,826 bilhões, o melhor desempenho de toda a série histórica que se iniciou em 1990.

Com relação ao primeiro semestre de 2024, já embarcamos para o exterior 24,286 milhões de sacas, outro recorde conquistado para os primeiros 6 meses do ano.

Todo esse desempenho se deve também a uma safra de bons resultados, onde as plantações e as colheitas foram bastante superiores aos resultados obtidos nos dois últimos anos, além da diminuição da produção de outros importantes players de mercado.

Principais tipos de grãos exportados

Com relação aos tipos de grãos exportados, nosso principal produto é o café arábica, representando 74,9% do total vendido ao exterior.

Outros tipos que também são bem recebidos pelos nossos clientes:

  • canéfora,
  • café solúvel,
  • torrado médio,
  • moído.

Além do destaque para o arábica, outra espécie que vem conquistando cada vez mais espaço no exterior é a canéfora, isso porque grandes investimentos foram realizados em pesquisa e tecnologia, elevando a produtividade e a qualidade desse tipo de café.

Um detalhe que chama a atenção, especialmente junto ao mercado exterior, é que se trata de um cultivo sustentável.

Principais oportunidades de negócio na exportação de café brasileiro

O café brasileiro chega a mais de 120 países, onde nossos maiores compradores são:

  • Estados Unidos,
  • Alemanha,
  • Bélgica,
  • Itália,
  • Japão,
  • Reino Unido.

Um fator importante e que merece destaque é o crescimento do consumo dessa bebida no Extremo Oriente, onde a China passa a figurar como nosso sétimo cliente em termos de exportação e a Coreia do Sul vem subindo no ranking de forma expressiva.

Certamente, esse mercado deverá crescer muito nos próximos anos, o que vem chamando a atenção dos empreendedores.

Como se observa, as notícias são ótimas e as perspectivas animadoras, daí então o esforço do produtor brasileiro em melhorar constantemente suas práticas para garantir qualidade e o atendimento às exigências internacionais.

Para obter sucesso nessa empreitada, é fundamental contar com uma empresa especializada no assunto, especialmente no que se refere à logística internacional.

A RENTALOG está à disposição do seu negócio, oferecendo a sua expertise e experiência logística no segmento, portanto, se você deseja exportar o café brasileiro para qualquer país do mundo, conte conosco. 

Estamos à disposição para conhecer a sua demanda e apresentar a solução adequada para o seu projeto. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura e forma de trabalho!

Fontes:

https://www.cecafe.com.br/

https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas

https://revistacultivar.com.br/noticias/brasil-e-china-celebram-acordo-de-exportacao-de-cafe-de-meio-bilhao-de-dolares-em-pequim

Últimas Postagens

Outras Postagens

Pular para o conteúdo