Setor moveleiro: o cenário atual e novas oportunidades para exportação

Tempo de Leitura: 3 minutos

A criatividade e o bom gosto colaboram para que nossos produtos façam sucesso no exterior e, em especial, no setor moveleiro.

Além disso, temos um diferencial que valoriza nossos produtos: a madeira brasileira.

O mundo enxerga nosso país como um verdadeiro celeiro quando o assunto é alimento, mas também nos associa a sustentabilidade, afinal, em nosso território está localizada a maior floresta do mundo.

Fato é que o mundo precisa de árvores e, muito mais do que a Floresta Amazônica, o Brasil possui outros biomas importantes, tais como:

  • Caatinga,
  • Cerrado,
  • Mata Atlântica,
  • Pampas,
  • Pantanal.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, 61% do território do nosso país é coberta com vegetação nativa, portanto, o que não nos falta são madeiras, a matéria-prima do setor moveleiro.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e como as novas oportunidades surgem para bons negócios internacionais! Continue a leitura e confira!

Setor moveleiro avança no 1º semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, de acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), o setor moveleiro cresceu 5,6% em termos de produção, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A notícia ainda melhor sobre esse crescimento é que as expectativas são de que o segundo semestre continue evoluindo no mesmo ritmo, portanto, o setor se recupera dos efeitos negativos vividos nos últimos anos.

Com relação às exportações, o setor moveleiro nesse mesmo período experimentou um aumento de 4,8% em volume, alcançando um resultado de US$ 350,4 milhões.

Diante desses resultados, o Brasil se mantém como o maior produtor desse setor na América Latina e o sexto colocado do ranking mundial.

A relação comercial entre Brasil e Oriente Médio para exportação de móveis

O Oriente Médio, mais precisamente a Arábia Saudita, vem recebendo uma grande atenção dos exportadores de móveis e colchões brasileiros.

Isso se deve a alta demanda que esse país oferece, onde o seu crescimento econômico vem elevando o seu posicionamento global.

Além disso, os hábitos de sua população vem se modificando, especialmente em função da internet, quando milhares de sauditas buscam por produtos de maior valor agregado, aumentando substancialmente as escolhas por móveis importados.

Estima-se que o país tenha um potencial de evolução nesse setor de 138,2% em até cinco anos, o que significa grandes oportunidades para os exportadores brasileiros.

Arábia Saudita: uma nova oportunidade para o setor moveleiro brasileiro

Com as atenções voltadas a Arábia Saudita, mas sem perder de vista outros países que fazem parte do Oriente Médio, uma missão da indústria brasileira esteve em agosto deste ano em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos.

A Missão Comercial Oriente Médio, organizada pela Abimóvel, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com 27 indústrias brasileiras que puderam apresentar seus produtos a dezenas de compradores daquela região do globo.

O objetivo é possibilitar a entrada dos produtos brasileiros naqueles países, aproveitando o bom momento que vive a Arábia Saudita.

Esse país já possui a 18ª maior economia do mundo, estando entre os 20 maiores países em termos de importação no planeta.

O Brasil se apresenta como um excelente fornecedor para o mercado saudita, oferecendo diferenciais como:

  • produtos de qualidade,
  • design atraente,
  • preços competitivos.

Além disso, outra iniciativa da ApexBrasil, em conjunto com a Abimóvel, diz respeito ao Projeto Brazilian Furniture, onde o objetivo é incrementar a participação do setor moveleiro brasileiro no mercado internacional por meio de ações estratégicas.

Diante de todas essas oportunidades, vale a pena conhecer a RENTALOG, uma empresa especializada no setor que está pronta para colaborar com as operações logísticas internacionais. Acesse nosso site e saiba o que podemos fazer pelo seu empreendimento!

Fontes:

https://www.gov.br/florestal/pt-br

https://www.gov.br/mma/pt-br

https://abimovel.com

https://apexbrasil.com.br

https://brazilianfurniture.org.br

Últimas Postagens

Outras Postagens

Pular para o conteúdo