O setor alimentício cresce a cada dia no Brasil, de acordo com uma pesquisa conjuntural da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Um bom planejamento garante a qualidade para o produto não perder o frescor no caminho para o mercado. Saiba quais são os principais desafios da logística de perecíveis e quais são as melhores maneiras de movê-los com segurança.
Rastreamento, Monitoramento e Controle de Qualidade
Remédios, frutas, legumes, proteínas, laticínios ou frutos do mar, necessitam de condições ambientais certas manter o frescor. Felizmente, existem tecnologias de ponta no mercado que ajudam a monitorar as condições dentro de um contêiner e fornecem uma visão em tempo real da localização, temperatura, umidade, oxigênio e níveis de dióxido de carbono. Se necessário, os embarcadores podem redirecionar a carga para destinos mais favoráveis.
Em 2020, quando a China impôs restrições à carne suína durante a pandemia de Covid-19, os proprietários de cargas conseguiram minimizar suas perdas avaliando a condição de seus embarques e desviando para outros portos abertos.
Tempo de colocação no mercado
As cadeias de suprimentos mal planejadas lutam com o time-to-market. Em vez de identificar a causa raiz e implementar uma solução focada, eles viram toda a configuração de cabeça para baixo, levando a resultados caros e complicados.
Para uma métrica hiper local, a proximidade com os mercados de destino pode fornecer melhores resultados. O transporte de cargas reefer é um exemplo comprovado de como o time-to-market pode melhorar e reduzir os custos recorrentes de trânsito.
Algumas commodities de carne e frutos do mar refrigeradas podem durar até 90 dias a partir da produção, quando transportadas em uma cadeia de suprimentos com temperatura controlada. Assim, qualquer atraso no transporte reduz a janela de venda do supermercado.
Disponibilidade de equipamentos
Devido à sua composição frágil, os perecíveis dependem muito da disponibilidade de equipamentos, pois mesmo o menor atraso pode atrasar toda a cadeia de suprimentos em dias, resultando em desperdício e perda de receita. Para garantir disponibilidade constante, algumas configurações permitem que a demanda oriente o estoque. No entanto, como as condições do mercado mudam com frequência, a maioria das cadeias de suprimentos mantém reservas para eliminar todos os riscos de escassez.
Apesar de todos os negócios de perecíveis fazerem provisões para estoque de contêineres especializados, é especialmente mais crítico para produtos farmacêuticos e frutas e legumes, devido à alta demanda ao longo do ano.
Interrupções
Antes do Covid-19, a diversificação de risco era uma área de foco popular em todos os setores. No entanto, alguns meses depois da pandemia, as empresas foram empurradas de volta para bolsões de comércio concentrados, pois regiões selecionadas reabriram seus mercados antes de outras.
Até que as situações se normalizem, as cadeias de suprimentos devem alocar recursos adequados aos mercados dominantes para evitar mais perdas nas margens de lucro.
Desafios únicos para commodities
Embora existam vários desafios comuns em todo o segmento de perecíveis, há alguns que se aplicam mais a um segmento do que aos outros. Vamos ver o que eles são.
Farmacêutica
Frutas e vegetais
Banana e Abacaxi
Proteína e Laticínios
Peixe e frutos do mar
Cuidados extras
O transporte de cargas reefer é um assunto delicado que exige a máxima precisão no manuseio – desde o momento das entregas até o gerenciamento dos controles de temperatura em trânsito e a entrega segura no destino. Para garantir que seus produtos cheguem aos deles na condição desejada, certifique-se de que sua configuração ou fornecedor de cadeia de suprimentos tenha os recursos, a cobertura e uma equipe pronta para ir além sempre que necessário.
Nós sabemos que a segurança da sua carga é da suma importância para você. É por isso que garantimos que você esteja fazendo a melhor escolha de transporte para a sua carga.